Ativista se alimenta somente de alimentos achados no lixo para protestar contra o desperdício

Rob Greenfield é um ativista norte-americano de 28 anos que decidiu ver com seus próprios olhos (e estômago) a quantidade surpreendente de alimentos que são desperdiçados todos os dias nos Estados Unidos. De junho a setembro deste ano, ele pedalou de San Diego, na Califórnia, até Nova York e se alimentou apenas com aquilo que encontrou nas lixeiras de supermercados e lojas de conveniência. Se ele passou fome? Greenfield afirma ter se alimentado de forma mais saudável do que muita gente que come em restaurantes.

O projeto foi amplamente divulgado nas redes sociais e, com isso, conseguiu apoio de pessoas em todas as cidades por que passou. Toda vez que ele chegava a um lugar novo, pegava uma carona e ia atrás de lixeiras para resgatar alimentos. Frutas, verduras, grãos e pães, todos eles em boas condições de consumo, eram então expostos em uma área da cidade. Ver o equivalente a milhares de dólares em comida resgatada direto da lixeira funciona, diz Greenfield.

Ele ainda estimulou as pessoas que encontrou durante sua jornada a procurarem por alimentos em suas próprias cidades e fotografarem o desperdício usando a hashtag #DonateNotDump“Doe, não desperdice”, em português, é seu mantra e com isso ele quer dizer que as toneladas de alimentos que são jogados fora poderiam estar alimentando todas as crianças e adultos que passam fome nos EUA. “As estatísticas são grandes – US$ 165 bilhões em comida são jogados fora todos os anos, ou o equivalente à metade dos alimentos que produzimos“, afirma o ativista.

Esta não é a primeira vez que ele atenta para o desperdício de alimentos nos Estados Unidos. Em 2013, Greenfield fez uma viagem de mais de 7 mil quilômetros em que se privou de luxos como água potável, eletricidade e o uso de combustíveis fósseis. Durante essa experiência, cerca de 70% de sua dieta foi baseada em alimentos encontrados no lixo, o que despertou seu interesse pela causa.

donate-not-dump1

donate-not-dump2

donate-not-dump3

donate-not-dump4

donate-not-dump5

donate-not-dump6

donate-not-dump7

donate-not-dump8

donate-not-dump9