Série fotográfica mostra a triste realidade dos zoológicos chineses

No imaginário social, zoológicos são lugares onde crianças vão para conhecer animais não-domesticados e se divertir. Contudo, um olhar mais realista pode trazer uma versão bastante perturbadora desses lugares. O fotógrafo norte-americano M. Scott Brauer visitou alguns zoológicos durante uma viagem à China e o que descobriu não foi alegria, mas animais fracos e doentes em ambientes inóspitos.

A degradante condição dos “bastidores” dos zoológicos chineses levou o fotógrafo a dar início à série “Small Concrete Boxes” (“Pequenas caixas de cimento”, em português), título que faz alusão aos pequenos e sujos espaços em que animais de todos os tipos e portes são cruelmente confinados. Por outro lado, esses zoológicos fazem de tudo para criar um ambiente mágico para turistas, oferecendo belos jardins, paisagens e formas de interagir com os animais. Mera ilusão.

Durante suas visitas, o fotógrafo flagrou inclusive alguns momentos “circenses”, em que animais eram forçados a performar truques a fim de arrancar aplausos da plateia. Confira algumas das imagens que fazem parte desse perturbador ensaio:

zoologico-china1

zoologico-china2-

zoologico-china2

zoologico-china3

zoologico-china4

zoologico-china5

zoologico-china6

zoologico-china7

zoologico-china8

zoologico-china9

zoologico-china10

eXTRA

eXTRA2

zoologico-china11

zoologico-china12

zoologico-china13

zoologico-china14

zoologico-china15

zoologico-china16

zoologico-china17

zoologico-china18

zoologico-china19

zoologico-china21

zoologico-china22